domingo, 28 de agosto de 2011

Sequência didática: Meu nome!

Área de formação humana: Linguagens: escrita e leitura

Objetivos de aprendizagem:

·                     Identificar as semelhanças entre as letras do seu nome e as dos demais nomes dos colegas.
·                     Fazer tentativas de escrita do próprio nome na identificação das suas produções, na chamada, nos seus pertences e nas brincadeiras.
·                     Fazer tentativas de escrita.

Justificativa:
            O nome da criança é significativo, pois  a representa, tem uma escrita estável, tem função social claramente definida, serve para identificar seus pertences e sua própria pessoa.
            Fazer com que as crianças participem de leitura e escrita do próprio nome, assim como o dos colegas, no cotidiano, nas situações que isso se faz necessário.

Etapas: 

·                     Apresentar em roda os nomes das crianças da turma. Deixar as crianças tentarem adivinhar a quem pertence, levantando algumas características da criança escolhida. 
·                     Propor a criança que faça tentativa da escrita do próprio nome com e sem auxílio do cartão de chamada. 
·                     Procurar o próprio nome em uma folha com o nome de todos os colegas e circulá-lo.
·                     Em uma folha com todas as letras do alfabeto, circular apenas as letras que pertencem ao seu nome.
·                     Oferecer cartões de nomes para serem reescritos com alfabeto móvel.
·                     Organizar um jogo da memória, relacionando fotos e nomes.
·                     Propor um bingo de nomes.
·                     Procurar o próprio nome na lista de nomes do grupo. Separar em duas listas: meninos e meninas.
·                     Oferecer a cada subgrupo o número exato de letras referente a um nome da sala. Pedir para que as crianças montem sem o modelo, depois com o modelo.
·                     Descoberta dos nomes que vão sendo escritos na lousa pela professora.
·                     Digitar o nome, usando o computador "kidsmart"

Recursos utilizados:

·                     Cartões de chamada com os respectivos nomes das crianças da turma.
·                     Suportes e riscantes variados para tentativa de escrita do nome (Sulfite, cartolina, quadro negro, azulejo, etc/ lápis grafite, caneta hidrocor, giz de quadro, tinta guache, etc)
·                     Alfabeto móvel
·                     Fotos das crianças
·                     Jogos da memória
·                     Kidsmart

Avaliação:

Observação e registro sobre a participação das crianças em todas as situações de aprendizagem, relatando avanços e dificuldades.

Pintando as letras do nome

Tentativa de escrita do nome com auxílio


3 comentários:

  1. Betway Casino Site - Lucky Club
    Betway. Betway. Betway is one of the most well known online bookmakers of all time. You can get it at luckyclub a great price for betting on a wide range of sports,

    ResponderExcluir
  2. Mr. Gamble Casino | Dr.MCD
    Mr. Gamble Casino 양주 출장마사지 has many 김포 출장마사지 exciting games like 공주 출장마사지 slots, table games, video poker and many 창원 출장샵 other sports. The slot machine casino strives to 남원 출장샵 ensure players

    ResponderExcluir